Apresentando: Coluna da Mari

Prazer,
Quem não me conhece, sou a Mari Fasson, 22 anos, fotógrafa.
Trabalho profissionalmente há 2 anos, sou amante da fotografia desde criança. Vou ter o prazer de vir aqui no Blog Da Moça uma vez por semana pra bater um papinho gostoso com vocês.

Pensei em diversos assuntos a serem abordados hoje, no que seria meu primeiro post. Sempre recebo email's, scrap's de amantes de fotografia com dúvidas mortais na hora de comprar seu primeiro equipamento fotográfico.

Lembrando que:
O equipamento não faz de ninguém um bom fotógrafo (não é a câmera - é que está atrás dela) e que a câmera é um simples Acessório da lente.
Quando queremos comprar algo, sempre pensamos em termos o melhor, mas em equipamento fotográfico esse melhor é transformado em o mais adequado. E para termos o adequado só precisamos nos perguntar o que queremos fazer, aonde e em que área vamos atuar.

1. Opte por uma marca que tenha acessórios no mercado e assistência técnica.

2. Câmera DSLR ou câmera digital normal?

Cada vez mais as DSLR estão mais acessíveis, entretanto elas não são para todos. Tenha em mente que, normalmente, elas são mais pesadas, maiores, mais cara, difíceis de manter o sensor limpo (se você troca lentes) e são mais complicadas de operar do que as câmeras digitais normais. Ok elas também tem as suas vantagens.

3. A quantidade de Megapixels não é tudo. A característica mais comentada e utilizada para vender câmeras digitais é a quantidade de megapixels. Infelizmente, o que as pessoas não entendem é que a quantidade de megapixels vai te permitir apenas imprimir fotos maiores, entretanto, se você não vai imprimir fotos grandes ou vai utilizar as fotos apenas para deixar no computador ou enviar por e-mail.

4. Objetivas
A escolha das objetivas é o mais importante no euipamento, pois são elas que dão a qualidade óptica da imagem e os recursos de enquadramento que cada área da fotografia precisa. As objetivas zoom trazem uma agilidade de enquadramento, mas uma perda de caracterização de formação de imagem. Lembre-se: O que vale é o zoom óptico.
Nem todos os zoom's são a mesma coisa.
Quando você está procurando uma câmera digital você sempre ouvirá duas coisas: zoom óptico ou zoom digital.
Recomendo, que voê lve em consideração apenas o zoom óptico para tomar a decisão de compra. O zoom digital, a grosso modo, só aumenta os pixels a sua foto e a deixará mais "pixelizada" ou com ruído.

5.Pense nos acessórios "extras"
Lembre-se que dependendo de como você irá utilizar a sua câmera digital você terá / precisar comprar mais alguns extras como:

*Bolsa, mochila, capinha
*Cartão de memória
*Baterias e/ ou pilhas recarregáveis reserva
*Lentes (se você compar um DSLR)
*Filtros (e outros acessórios para lentes)
*Tripé ou monopé
*Flash
*Rebatedores


6.Equipamentos de segunda mão também são uma opção boa, mas verefique alguns itens que precisam estar em perfeitas condições: no corpo da câmera a janela do obturados não pode estar amassada nem furada, o espelho não pode estar travando ao disparar. Na objetiva, verificar se os diafragmas estão fechando com todas as palhetas formando um orifício redondo e se as lentes não estão riscadas ou fungadas.

7. Faça um teste driveDepois de você ter decidido o tipo de câmera que você não quer e ter reduzido a quantidade de máquinas digitais que atendem os requesitos que você definiu no item um. Mão a obra, vá até a loja e teste qual câmera digital que melhor se adapta a você. Não existe teste melhor.


Por Mari Fasson

2 comentários:

  1. :) Quero te parabenizar pela iniciativa e por compartilhar esse conhecimento com o público :)

    Parabens ao blog, meninas!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, Mari. Vou passar a te acompanhar aqui também.

    Ah, adorei o blog. (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...